2007-11-12

Divulgação Ordem dos Arquitectos



Não vai? Então comente:


Frente ribeirinha de Lisboa: o que fazer e não fazer

O grupo cívico «Um Dia por Lisboa» organiza um debate sobre a frente ribeirinha de Lisboa a 12 de Novembro, no Teatro de São Luís.

A relação de Lisboa com o Tejo vai ser discutida na próxima segunda-feira, 12 de Novembro, no Jardim de Inverno do Teatro de São Luís. Há três grandes temas em debate (os usos do Tejo e suas margens; os planos e projectos para a frente ribeirinha e a administração da frente de rio) com intervenções de um painel de personalidades, recolha de opiniões da população e uma discussão com decisores políticos.

Entre as 18h e as 21h, haverá um conjunto de declarações, com um máximo de 10 minutos cada, dos arquitectos Nuno Portas, Gonçalo Ribeiro Telles e Nuno Teotónio Pereira, do CEO da YDreams António Câmara, da historiadora Raquel Henriques da Silva, dos advogados José António Pinto Ribeiro e Paulo Saragoça da Matta, do geógrafo Jorge Gaspar e do economista Augusto Mateus, entre outras personalidades.

Entre cada bloco de intervenções haverá um debate curto com participação da assistência e um resumo das comunicações até então feita por elementos da coordenação.

Durante a toda a sessão, os cidadãos e frequentadores da cidade de Lisboa são convidados a gravar depoimentos em cabinas preparadas para o efeito. Os depoimentos de especialistas e cidadãos podem mais tarde ser vistos na PF tv (http://pftv.sapo.pt).

A partir das 21h30 inicia-se um debate com decisores políticos ligados à zona ribeirinha de Lisboa, com as presenças de Manuel Salgado, vereador do planeamento urbano da Câmara de Lisboa, António Fonseca Ferreira, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, de José Miguel Júdice, que foi mandatário da candidatura de António Costa à presidência da autarquia de Lisboa, de Rolando Borges Martins, presidente do conselho de administração da Parque Expo e Manuel Frasquilho, presidente da Administração do Porto de Lisboa. Ainda por confirmar está a eventual presença do presidente da Câmara de Lisboa, António Costa.

Esta é a segunda sessão promovida pelo grupo do São Luís (a primeira decorreu a 12 de Junho sobre o que fazer e não fazer pela cidade, em vésperas das eleições municipais intercalares). Da equipa de coordenação faz parte a arquitecta Leonor Cintra Gomes e nomes como João Seixas, Luísa Schmidt, Jorge Barreto Xavier, Lia Vasconcelos, Nuno Artur Silva e Rui Tavares.

Informações: Tel. 213 864 554

12 Novembro
A partir das 18h
Jardim de Inverno do Teatro de São Luís
Rua António Maria Cardoso, 38
Tel. 213 257 640

E-mail: teatrosaoluiz@egeac.pt

© OASRS 06-11-2007