Há várias tendências de moda ( ou de modo?) que se tem vindo a revelar mais significativas na portuguesa sociedade:
-O Caveirismo- No styling, própriamente dito, mas que não deixa de estar próximo da ideia de pôr o fim a uma forma de vida.
Excepção feita, o apoio que se pretende dar aos tóxico-dependentes. O apoio aos sem abrigo não devia ser menor. Senhores candidatos à CML!
-O Charruísmo- Conheço casos , mais de um, em que a denúncia se faz contra um colega que , por acaso, estava no gabinete, ali, ao lado, carinha de anjo, eu cá não ouvi nada, não senhor, mas no dia seguinte? Ouviu tudo, sim senhor "o gagio disse que a gagia era idiota....blá-blá" ..."oh! Srº Ministro-Director, eu é que sou a boa, ela não presta, repare bem, bla-bla."
O Charruísmo ( que só aparentemente teve origem no caso Prof. Charrua/ Drº Margarida) lavra como um incêndio nas relações sociais há uns anitos e vai de
vento em popa.
-O síndroma do pelotão de execução, em que, sem defesa, se dá guarida ao ataque por um grupo de pessoas que mais parecem búfalos ou "leões" e até hienas. Veja os episódios da Vida Selvagem em exibição em vários canais televisivos.Os senhores jornalistas e bloguistas podem travar este 3º síndroma da decadência da vida em sociedade, bem como as Instituições, em geral. As Ordens podiam ter um grnda papel !!!...
-O sexismo/nogentismo- Tudo, mas tudo é sexo , mesmo o que se apresente com grande ingenuidade saloia ( revisteira?). O próprio Freud treme, lá onde ele estiver.