Comemorava-se o Santo António.
Ontem estive a descansar que também mereço. No meu sofá preferido. Li e reli um "dossier" que tem barbas. Zarpei para a Sic /Notícias. Penso :" Não merecíamos , tanta OTA. O assunto já se tornou corriqueiro. O corre corre dos "estudos". Mas acho bem que façam os estudos, adiem a decisão por mais 6 meses."
Zarpei para os generalistas. Marchas populares, em doses industriais... Não era preciso tanto.
Gostei de ver oferecer uma refeição aos "pobres" (?) Santo António é o padroeiro dos sem dinheiro, sem casa, sem familia, sem remédios.Vamos a rezar a Santo António, Nação Valente.
Levei a minha cadela à praceta , por detrás da minha casa, onde por acaso se albergaram um grupo de pombos fugitivos, vindos do Chafariz, ao pé do Millenium.
Aqueles pombos residiam exactamente no Chafariz, Estrada de Benfica há milénios.
Mas numa manhã de sábado recente, alguém, não consegui (nem eu, nem ninguem) ver quem, desatou aos tiros aos pombos do Chafariz e eles emigraram para a praceta por onde , eu ontem passava.
Os do chafariz alguns morreram e os cadáveres ficaram ali, na rua, vários dias, patas ao ar, depenados, carcomidos pelos dias...
Outros fugiram. Alguns para a praceta por detrás da minha casa, onde alguém os alimenta e eu ontem, estava mais uma vez passando por este grupo de emigrantes sobreviventes. ...
E não é que quando eu ia a passar detonaram mais uns chumbinhos na direcção do grupo de pombos fugitivos? Fugiram, de repente, outra vez... !
Quem não fugiu fui eu e a minha cadela que estavamos passando pelos pombos!
Os disparos vieram do prédio em frente, mas o prédio terá uns dez andares, vários fogos por piso.... Nada identifiquei, olhando janela a janela.
Só por acaso eu ou a minha cadela não levantamos voo. Tambem não fomos atingidas.
Não haverá outra maneira de matar os pombos, Sociedade Protectora dos Animais ?
Sem sofrimento para eles, sem nos pôr a nós, em risco.
Valha-nos o Santo.