2007-07-06

Texto ***** vindo da Contra-Capa

Texto ***** estrelas, vindo da Contra Capa

Diz o Exmo Bastonário da Ordem dos Médicos, Dr Pedro Nunes(Público) que as juntas médicas devem ser integradas apenas por profissionais de saúde, que deverão receber formação específica em medicina da segurança social e seguros.

E ainda, "É preciso criar uma competência, uma área específica de saber com critérios uniformes para os médicos que integram as juntas médicas, porque até aqui qualquer médico pode ser contratado para uma junta médica"
.
Sim Senhor Bastonário, qualquer médico pode fazer parte de uma junta médica, sendo que para isso lhe deve ser exigida apenas uma condição: que aja com o saber e o bom senso inerente e imprescindível à profissão médica.

Talvez relembrar a tão esquecida nota introdutória presente na "bíblia" da medicina, o famoso e infelizmente tão pouco lido Harrison:

« A nenhum ser humano cabe um destino que envolva maior oportunidade, responsabilidade e obrigação do que o de se tornar médico. Para cuidar dos que sofrem ele precisa de perícia, conhecimento científico e compreensão humana. Aquele que usar isto com coragem, humildade e sabedoria estará a prestar um serviço inigualável ao seu próximo e construirá um sólido carácter para si próprio. O médico não deve exigir do seu destino mais do que isto, nem deve contentar-se com menos.Do médico espera-se também, simpatia e compreensão, pois o doente não é uma mera colecção de sinais, sintomas, disfunções, distúrbios orgânicos e alterações emocionais. Ele é um ser humano que tem medo e esperanças, buscando alívio, auxílio e conforto. Para o médico, assim como para o antropólogo, nenhum homem é estranho ou repulsivo. O misantropo pode tornar-se um habilidoso diagnosticador de doenças orgânicas, mas dificilmente terá êxito como médico. O verdadeiro médico tem uma amplitude shakespiriana de interesses que abarca tanto o sábio como o tolo, o arrogante e o humilde, o herói estóico e o vagabundo lamuriento. Ele cuida de pessoas.»
.
"especialistas" em medicina da segurança social e seguros, Sr Bastonário????? poderemos saber exactamente o que isso é, se não for muito incómodo?
Posted by Cristina / Contr-Capa